5 dicas para melhorar a organização do consultório

Melhorar a organização do consultório é o objetivo de todo profissional que empreende na área da saúde, não é verdade? Contudo, esse objetivo pode ser mais complicado do que parece, fazendo com que processos simples de trabalho sejam desenvolvidos de forma complexa.

O segredo para reverter essa situação adversa é analisar formas de tornar a organização do escritório mais simples e eficiente. Quer entender como? Então leia este artigo até o final.

Crie um banco de dados eficiente

Talvez você não tenha se dado conta, mas seu consultório é um grande gerador de dados. Nomes de pacientes, horários de consultas, históricos etc. tudo isso é informação e deve ser gerenciada de forma correta.

Chega de fichas de papel ou planilhas do Excel. Essa soluções dificultam o trabalho dos colaboradores, fazendo com que eles levem muito tempo para fazerem trabalhos simples, como agendar uma consulta.

Melhore o processo de agendamento

Toda vez que um paciente desmarca uma consulta em cima da hora, sua empresa tem um pequeno prejuízo. Para evitar que esses inconvenientes se tornem um problema recorrente, você deve modernizar o processo de agendamento.

Uma dica é usar ferramentas que enviem SMS para o cliente. Dessa forma, o telefone da clínica fica livre, a atendente pode se dedicar à recepção e o paciente é informado sobre a sua consulta, entrando em contato com a empresa para reagendá-la, se for necessário.

Treine os colaboradores

Uma forma de melhorar a organização do consultório é evitando que tarefas sejam feitas de forma incorreta. Para isso, dedique atenção ao treinamento dos seus colaboradores.

Ainda que você acredite que uma função seja simples, o profissional contratado pode levar um tempo para se adaptar à rotina da empresa. Dedique as primeiras semanas para que os profissionais mais experientes possam orientá-lo, reduzindo, assim, a ocorrência de erros.

5 dicas para melhorar a organização do consultório

Atente-se às finanças da empresa

Profissionais da área da saúde podem ter dificuldades em entender que também atuam como empresários. Por isso, vale a pena buscar conhecimentos na área de administração, por meio de palestras, cursos e leituras.

De modo geral, o empresário precisa saber como precificar o seu serviço, escolher bons fornecedores e entender a forma como impostos e taxas influenciam no seu trabalho.

Uma dica de ouro para melhorar a organização do consultório é nunca recorrer ao caixa da empresa para pagar despesas pessoais.

Organize seu processo de compras

Imagine que desagradável perceber que você não poderá atender um paciente porque seu material de trabalho acabou? O processo de compras deve ser feito de forma cuidadosa, com o objetivo de atender às necessidades da empresa para que ela desenvolva os seus serviços, mas sempre comprando pelo melhor preço.

Portanto, crie uma lista de fornecedores anotando informações como: prazo de entrega, preço médio cobrado, qualidade do produto etc. Ao mesmo tempo, mantenha seu estoque organizado para não ser pego de surpresa.

Como vimos neste artigo, melhorar a organização do consultório é uma tarefa simples, porém importante. Observe essas dicas e tente aplicá-las à sua rotina de trabalho hoje mesmo.

Conheça o DoctorNote e experimente todas as vantagens do software pensado exclusivamente para a área médica!

Veja também

Experimente o DoctorNote

Ganhe até 70% de agilidade na marcação de consultas e procedimentos. Comece agora mesmo seu teste grátis.