Sua clínica tem diversos fornecedores e você deve garantir que essas empresas são capazes de entregar os melhores produtos pelo valor mais justo. É comum que algumas clínicas deixem de pesquisar novos parceiros, comprando sempre das mesmas empresas.
Isso ocorre por causa de uma falsa comodidade, uma vez que pesquisar os melhores preços é entendida como perda de tempo. Esse pensamento pode custar caro ao negócio. Garantir que o processo de compras está sendo realizado corretamente é essencial para reduzir os gastos da clínica médica.
Essas medidas também se aplicam às empresas de telefonia e internet. Sempre que possível, busque os melhores planos empresariais.
ROI é a sigla para “Return On Investment”. Trata-se de um cálculo necessário no mundo dos negócios, mas nem sempre feito entre os empresários da saúde. Quando um empreendedor calcula o retorno que sua empresa teve com determinado investimento, ele percebe se aquela ação trouxe ou não resultados.
Caso identifique prejuízos, a empresa não tornará a cometer o mesmo erro. Saber dessa informação é fundamental para reduzir os gastos da clínica médica.
A fórmula para calcular o ROI é a seguinte:
ROI = ((GANHO – INVESTIMENTO) / INVESTIMENTO). 100
Exemplo: Uma clínica investiu R$ 1 mil em panfletos e obteve R$ 3 mil de retorno.
ROI = ((3000 – 1000) / 1000). 100 = 200
Nesse exemplo, o ROI foi de 200%, ou seja, para cada R$ 1 investido, a clínica recebeu R$ 2 como retorno.